Gol de letra no futebol é como esnobar o goleiro, como chegar para ele, parar a jogada e dizer: - Meu camarada, olha como esse lance tão simples desmonta toda sua semana de treinamento. Será que você é tão bom assim mesmo?
Tudo bem, talvez há um rigor nesse meu diálogo imaginário, mas foi assim que me senti quando vi o gol do Falcão - aquele craque do futsal - sobre um time que, confesso, desconheço o nome. Me coloquei na pele do goleiro, senti-me humilhado, deu vontade de desligar o pc, ou sair de quadra, caso eu fosse o arqueiro na vida real.
Futebol tem esse encanto, tem esse poder de fazer com que seres tão iguais e comparavelmente preparados se comportem - e se coloquem - em extremos: um brilha de um jeito mais simples, quase infantil; outro é vencido por todo esse beabá, mesmo estando preparado para combater e se deparar com golpes duros, verdadeiras pancadas de jogadores profissionais.
Mas a letra falcaniana desatou o nó do profissionalismo, quebrou o acordo da regra do jogo, tornou infantil a categoria adulta, fez o sonho dominar a quadra... Embarquei na viagem, mas peguei a carona no vagão errado, fiquei do lado mais fraco, virei o goleiro.
Foi duro, foi desonesto até. Mas, por outro lado, é gratificante enfrentar toda essa magia, ser envolvido pela verdadeira arte da bola. Fui alvo, fui vítima, mas vi tudo de perto, sou privilegiado. O cara é um monstro, e joga sabendo dos seus poderes. Treinamos a semana inteira para enfrentá-lo, mas não deu, claro que não deu, ainda bem que vem por aí jogos normais, contra atletas normais...
Normalidade, aliás, é sair desse real mundo e encarar esse virtual jogo dos sonhos. Como é bom ver um talento demonstrando suas habilidades, é possível viajar nesse universo, assumir posições, sentir raiva e sorrir com um simples lance. E tem gente que acha que isso é humilhar o adversário, que deveria ser proibido.... É, pode ser, a humilhação foi grande!
OBS.: Vejam o lance do Falcão: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1448937-7824-GOLACO+FALCAO+PELO+TORNEIO+DE+GRAMADO+DE+FUTSAL,00.html
6 comentários:
o bem massa teu artigo parabéns *-*
foi mais humilhante do que plastico... bonito...
eu fiz um assim nas pleladas do higino...logo depois do de bicicleta e antes do que eu dei um drible da vaca...
Detesto futebol, não entendo nada dele por não me interessar por ele... Mas teu artigo está muito bom.
futebol não é apenas um esporte...e uma arte...os grandes jogadores são artista da bola...
Gostei do post!
Falcão forever!
Postar um comentário