Pages

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Visão de lá sobre cá




A violência no Brasil é debatida em todo o mundo. Acabo de ler no jornal espanhol “El Pais” que o número de homicídios contra jovens aumentou 36% nos últimos 10 anos. Nenhuma novidade, não é? Infelizmente esse número alarmante em nada nos surpreende. Já nos acostumamos com a violência que, inclusive, é tema corriqueiro nos noticiários do país.


Ainda de acordo com o jornal espanhol, as maiores vítimas dessa guerra são os jovens negros. Mais uma vez, nenhuma novidade, uma vez que a falta de oportunidade de emprego e de estudo recai, justamente, sobre os negros. (o que me leva a ter dúvidas sobre a questão das cotas no país - assunto para outro dia!).


A novidade, é que os homicídios estão aumentando no interior do Brasil, saindo das grandes metrópoles e migrando para as cidades menores. Isso seria um resultado de uma política mais eficiente nas capitais e nas principais cidades?


Creio que não. O que percebemos é um aumento proporcional da violência do interior, acompanhado do crescimento populacional dessas cidades. Ou seja, o crescimento da violência no interior não serve como elogio às metrópoles, que supostamente estariam combatendo os crimes com eficiência; mas sim, serve como um alerta para não igualarmos o país em termos de violência, tornando todas as cidades igualmente perigosas.


Acho que o caminho é investir pesado em educação. Mas quando?


Estamos esperando...

0 comentários:

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook