Pages

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cadê os nossos super-heróis? (Emílio Lanna).

Hoje quem dá o recado é o meu grande amigo Emílio Lanna:

Acordei hoje e vi a notícia no jornal matinal da trágica morte de uma indefesa criança de quatro anos por policiais despreparados e que na emoção não conseguiram diferenciar um carro com uma família de um carro de bandidos.

Hoje o Rio de Janeiro não tem segurança, não tem saúde, não tem educação e, o que mais me entristece, parece não ter futuro.

As vésperas de estrear um filme fantástico, é impossível não traçar paralelos da cidade do Rio de Janeiro com a cidade fictícia de Gotham City. No Batman, se usa uma palavra que reflete a situação do Rio: APATIA. Aqui, quase todos são corrompidos pelo crime organizado. O governo, a policia, empresários e cidadãos comuns... todos corruptos por pessoas que precisam do apoio de mentes fracas e influentes que permitem que a nossa cidade maravilhosa chegue no estado em que chegou em troca de dinheiro.

Ai eu me pergunto: Onde estão os nossos super-heróis? Eles não precisam ter super-poderes nem a capacidade de usar armas de altíssima tecnologia ou carros pretos que aceleram bastante. Um herói é aquele que altruisticamente faz o bem sem esperar nada em troca, mesmo que isso requeira um sacrifício seu. ALTRUISMO é outra palavra totalmente em falta na nossa sociedade. As pessoas não se respeitam nem no trânsito. Ninguém dá passagem, ninguém respeita o pedestre. A coitada da polícia então... despreparados, recebendo um salário de fome e com toda a responsabilidade de servir como herói. Então, na ânsia de "salvar o mundo" o coitado atira em um carro de família, matando um garotinho que provavelmente, assim como eu, acreditava que poderiam existir heróis para salvar a gente de qualquer problema...

Eu acredito que a solução seja a educação. O nosso super-herói deveria se chamar: "HOMEM EDUCAÇÃO" ou talvez "MULHER INSTRUÇÃO" ou quem sabe "SUPER ESCOLA". Talvez os três juntos dessem conta do recado. Só com a educação, e eu não digo educação de ciências, historia e português, mas sim educação moral, educação de civilidade, de respeito ao próximo, a nossa cidade poderá melhorar. Só assim o famigerado e afamado "JEITINHO BRASILEIRO" em especial o "JEITINHO CARIOCA" vai deixar de ser uma qualidade e vai passar a ser visto como defeito. Só assim, teremos crianças olhando com descaso pro fascínio que o mundo das drogas podem dar pra eles e admirando as pessoas de bom tom e não contrabandistas de drogas e armas...

Ou então, caso seja mais radical, que pelo menos um batman ou um ser de outro planeta chegue na nossa cidade para torná-la menos apática e voltar a ser a cidade maravilhosa.

Que os super-heróis nos protejam.
(Emílio Lanna).

2 comentários:

Carlinhos Horta disse...

É Emílio, a situação está complicada no Rio - e no Brasil também. Acho que o pior de tudo é passividade do brasileiro. Já se foram João Hélios, Isabelas e agora esse menino de 3 anos e nada muda, isso é preocupante. O pior é que este ano ouviremos muitas promessas de possíveis prefeitos da cidade. Dá para acreditar em algo melhor?

Estou pessimista.

Belo texto>

Georgia Cardim disse...

É estranho perceber como ainda tão jovens (todos 20 e poucos anos) já estamos sem esperanças... É triste pensar assim.. mas é a realidade não é??
Um beijo aos amigos...

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook