Pages

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Animal X Homem? ou Animal = Homem?

Fico impressionado com o amor dos homens com os animais, especialmente com os cães. Como somos bons com esse sentimento, chega a me despertar algo de otimismo sobre a bondade humana, tamanho é o carinho e a dedicação aos simples animais. Vem logo a minha mente a questão: Se somos tão caridosos e carinhos com os bichos, por que não repetimos esses gestos com os semelhantes?

Está aí uma questão que parece tão simples, mas é tão complexa de ser respondida. Quantas vezes já não ouvimos coisas do tipo: “Prefiro meu cachorro, pelo menos ele não me abandona quando fico mais pobre (até concordo...rs) ou fragilizado”; ou, “pelo menos meu gato não discorda de mim, não fica me enchendo com seu falatório”; entre outras Expressões do tipo.

A tentativa de entender esse fenômeno foi despertada quando vi duas senhoras com seus cachorros travando o seguinte diálogo, na porta de uma lanchonete em Belo Horizonte:
- Ah, adoro a companhia do meu cachorro. Ele não me aborrece em nada - suspirou a primeira senhora.
- É verdade. Eles são muito mais companheiros que os homens - disse a segunda senhora com um discreto sorriso e segurando no colo seus dois cães de mesma raça.
- Com certeza. Esses seus dois cãezinhos formam um casal?
- NÃO! São pai e filho - disfarçou.
- Ah ta, bem que se parecem...

Por motivos pessoais e por educação (sic) não continuei ouvindo a conversa, mas tive uma vontade de interromper esse diálogo de forma abrupta e dizer:
- Eu ouvi bem ou vocês são apaixonadas por cachorros? Muito bem, parabéns pela atitude - tirando sorriso das simpáticas senhoras. Mas como pode alguém tão envolvida com os animais confundir pai e filho com um casa?! Realmente não entendo - nesse construção imaginária eu sairia de fininho...

Mas é isso, caros amigos, surge essa contradição do amor do homem pelo bicho - até superior ao amor ao semelhante - e a falta de conhecimento para identificar uma simples diferença sexual dos pobres animais.

Não sou contra em ter animas de estimação (claro que não) e acho, obviamente, que eles merecem todo cuidado e tratamento adequado, mas priorizo, fundamentalmente, o respeito mútuo dos homens. Isso falta demais hoje em dia. Talvez, e aí vai uma teoria da conspiração, estejamos canalizando para o lado errado nossas forças nos relacionamentos. Acredito na boa relação homem-bicho, só que cada um em seu lugar e com suas atenções proporcionais.

Ah, antes de terminar, no caso daquelas duas senhoras, também não consegui identificar o sexo dos dois cachorros, mas era nítido que um era mais velho que o outro. Nunca chamaria aqueles dois de casal, mesmo se eles fossem.

7 comentários:

Cesar Higashijima disse...

É... essa é uma questão complicada... Acho que tem gente que adota um animal somente pelo fato de conseguir dominá-lo da maneira que gostaria e que não consegue fazer com sua própria família... Muitas dessas pessoas acabam até se esquecendo do verdadeiro valor da família... Claro que isso não ocorre em todos os casos, mas existem muitas histórias assim...

Aflaudisio Dantas disse...

é triste ver os seres humanos ter mais amor por um cachorro do que elo seu semelhante

Ágda Santos disse...

É, isso é complicado e todo mundo tem uma opinião ou explicação para tal fato.
Talvez seja mais fácil amar um animal porque ele não contesta, não reclama e se contenta com o que lhe é ofertado.
Bom, isso é um assunto muito longo. Só não ficou claro o que você realmente acha disso tudo.

Tainã disse...

lendo isso lembrei de uma coisa bem presente em minha vida,uma espécie de lição de casa para ser uma pessoa melhor
"veja vc no outro".Falta capacidade de amar o próximo,de ficar triste pelos outros e de se alegrar pelas conquistas dos outros
PAX ET LUX
visite meu blog
http://tainanthealchemist.blogspot.com/

Rubem disse...

Olá Carlinhos.
Esse amor exagerado de certas pessoas para com os animais domésticos me causa tanta repugnância, que prefiro parar por aqui.
Um abraço.
www.terapiadecutuvelo.blogspot.com

Tati Claro disse...

Sou supeita para falar, pois sou uma apaixonada por cachorros, mas no fundo essas senhoras que preferem pessoas ao animais nao estao tao erradas, pois o amor de um caozinho é de graça... eles so querem um pouco de carinho em troca! ja algumas pessoinhas por este mundo afora, nem dinheiro é mais suficiente quem diras amor...

Anônimo disse...

quando vc chama alguem de cachorro na maioria das vezes vc a está elogiando. quanto mais eu conheço os homens mais eu admiro os cachorros.

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook