Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Faturamento* da Globo, um lucro de banco.

Lendo algumas notícias pela internet, uma me chamou a atenção: Os bilhões da GLOBO. O faturamento da emissora em 2013 foi de 14,4 bilhões de reais. Pode parecer só uma constatação numérica que só leva a concretizar o tamanho e poderio dessa emissora no país. Mas esses números ficaram na minha cabeça, talvez sejam significantes para entendermos muita coisa que está acontecendo no Brasil.


(Imagem retirada do site: http://migre.me/hQH5B)

Durante o curso de jornalismo, ouvi muito sobre o fato da imprensa representar o 4° poder no país (muitos defendiam isso, poucos discordavam), como se estivesse acima dos demais poderes, balizando, investigando e esmiuçando para a sociedade tudo o que acontece no país - uma espécie de espelho limpo que reflete os demais poderes. Sempre olhei para essas afirmativas com um pouco de ressalva e até considerando um certo exagero dar tanta importância para a imprensa, mas esse faturamento da GLOBO em 2013 bagunçou meus pensamentos.

Junto a ele vem toda a lamentável cobertura do caso do cinegrafista Santiago Andrade, morto numa manifestação. Realmente, é chocante e precisa ser investigado o que de fato aconteceu com o cinegrafista da BAND. Isso é fato, e não se pode fugir da prisão dos responsáveis. Mas a sede da grande mídia em enfatizar esse caso e, junto a ele, levantar discussões para desmobilizar as manifestações  me assusta. E, mais que isso, já há discussão nos demais poderes constituintes de transformar manifestações em atos terroristas (seria a volta da censura?).

Nesse cenário, voltou a baila essa importância concreta-meio-invisível que a grande imprensa tem de fato. A mediação que estão fazendo do caso, com cobertura ao vivo da prisão do suspeito, tocando no assunto em todos os telejornais de maneira enfática, parece, na verdade, a busca pela prisão de um dos maiores bandidos  do país, como se o Fernandinho Beira-Mar estivesse à solta.

Lemos e ouvimos tanto sobre os lucros dos bancos nos últimos anos. Realmente números absurdos, que vão no sentido contrário dos ganhos do trabalhador médio brasileiro. Fiz uma pesquisa rápida para tentar fazer um paralelo do lucro dessas empresas, com o ganho da emissora (aqui, estou tratando de coisas distintas, no que diz respeito ao montante dos valores, mas que serve para ter uma dimensão do cenário financeiro de grandes arrecadadores do país: o lucro de um banco x o faturamento da GLOBO). O resultado não foi nenhuma surpresa: O Banco do Brasil lucrou 14 bilhões de reais em 2013, seu maior lucro da história. O Itaú Unibanco atingiu 15 bilhões de lucro em 2013. Números parecidos com o faturamento da emissora, não? Curioso...

Então faz todo sentido a linha editorial dura da GLOBO (jornal, web, televisão, rádio, etc...) contra qualquer tipo de manifestação, seja sobre passagens de ônibus, seja contra a Copa, seja contra a Supervia, seja contra o síndico, ou qualquer outro motivo que valha. Alguém imagina que eles desejam algum tipo de mudança no país? Fácil a resposta, não?

Ah, aliás, quando os telejornais da GLOBO noticiarem os lucros recordes dos grandes bancos brasileiros, com o apresentador franzindo a testa, com cara de espanto, não se assuste: ele não está achando o valor muito alto, só está preocupado se a emissora faturou menos.

* (Havia colocado "lucro", mas trata-se do faturamento da emissora).

3 comentários:

Eder disse...

A Globo teve RECEITA de R$14,4 Bilhões, mas seu lucro foi de apenas R$3,4 BILHÕES. Por favor não confunda RECEITA com LUCRO.

Eder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlinhos Horta disse...

Eder,
A correção foi feita, inclusive com o asterisco no título. Mas o valor, na verdade, é o que menos importa. O importante é ter a noção dos montantes na casa dos bilhões que empresas de comunicação atingem no Brasil. No caso, oque a GLOBO faturou em 2013 pode ser comparado com o lucro de um banco.

Os valores são altos e os interesses são muitos....

Fique com sua opinião.

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook