Por que raramente ouvimos alguém contestar as contas que não fecham desses eventos? Durante o Pan do Rio, em 2007, ficou claro que o dinheiro planejado para fazer as obras não foi suficiente e foi preciso que o governo federal desse uma ajuda ao estadual para acabar com as obras em tempo de se fazer os jogos. Mas e as empresas de comunicação que cobriram o evento, ninguém contesta as cifras absurdas que foram gastas? Vai ficar por isso mesmo? Eles fazem a cobertura, mostram os atletas brasileiros “brilhando” no Pan e criam uma desonesta expectativa quanto ao desempenho desses mesmos atletas nas próximas Olimpíadas. Só que não entram no mérito do nível da competição Pan-americana, que é de segundo (ou terceiro) escalão no continente.
Mas a questão aqui não é essa (que renderia um outro texto sobre essa absurda supervalorização por parte da mídia, que foca seus interesses comerciais acima da verdadeira qualidade do evento transmitido). Fico impressionado com a falta de contestação daqueles que se dizem isentos, transparentes, capazes de mostrar de forma cristalina os fatos como eles são, independente de quem atinja. Não é por aí. O Pan já ficou para trás, não será alvo (muito provavelmente) de nenhum tipo de investigação jornalística quanto aos seus custos. Já virou notícia velha, que não vende mais para o público e muito menos para os anunciantes, que brilham os olhos com a possibilidade de ver suas marcas expostas numa transmissão de Copa do Mundo no Brasil. Nos resta buscar outras fontes de informação em outros veículos (que são poucos, mas existem) e, principalmente, treinar nossos olhos para serem mais críticos, não acreditarem em tudo o que vêem, principalmente com todo o glamour que são apresentados. Nosso mundo real é mais simples e mais duro, nem tudo que se transforma em teatro televisivo deve ser levado a sério. Desconfie sempre!
(Imagem de arquivo pessoal).
6 comentários:
A internet está aí para isto. Pela primeira vez na história as pessoas são livres para dizer e contestar todas as coisas, acima de qlqr interesse.
A privatização é a melhor solução para não gastar cifrões TÃO altos de nossos bolsos.
Afinal, que empresa gostará de gastar mais do que o necessário para a realização de um projeto?
Para onde vão os nossos impostos???
O bolso. E não é nem no meu, nem no seu.
O Pan e as olimpiadas são duas realidades diferentes.
Sempre qnd acabar o Pan e vermos aquela quantidade de medalhas pro Brasil, esqueça que não olimpíada será muito diferente.
Sobre os estádios brasileiros, realmente são uma vergonha. Até o próprio Maracanã não estaria pronto se a Copa do Mundo fosse hoje.
É a corrupção e o descasso com o futebol brasileiro.
http://arvoreando.blogspot.com/
é ae cara?
Bem no meu blog eu tenho uma ´serie sobre copa no brasil
aonde eu escrevo minha opinioes so bre o evento.
dá uma olha dinha la
http://blogdojoaoh.blogspot.com/2009/01/copa-de-2014-ser.html
__________________________________
http://blogdojoaoh.blogspot.com/2009/01/copa-2014-ser-2.html
Parceria lah entre os blogs também
responde lah num posts
abraços
espero que voce nao se ofenda: todos estes numeros sao inventados. nada disso é real. esse dinheiro nao existe. ele é criado de forma a dar uma satisfaçao a populaçao. nada mais...tudo é feito por debaixo dos panos.
Olá Carlos!
Estou indicando um prêmio pro seu blog.
Bom... na verdade é um meme, tem umas regrinhas mas é divertido. Espero que você goste!
É só você passar lá no meu blog e pegar (se quiser).
Abração!
o Ruim é que o Brasil só evolui nesses eventos, só nesses eventos... triste isso..
Abraços
Rodolfo
http://minhascontas.wordpress.com/
Postar um comentário