Pages

quinta-feira, 12 de março de 2009

Um fenômeno global.

Tudo bem, pessoal, eu também não aguento mais ouvir falar do Ronaldo e sua volta aos gramados pelo Corinthians. Mas um fato deve ser observado - e já está sendo bastante discutido. É impressionante a preferência do Fenômeno pela Rede Globo em entrevistas e exclusivas. O que estaria por trás desse fato? Seria a tentativa de estar em evidência na maior emissora do país, ou algum contrato entre as partes? Sinceramente, não sei. Não acredito que Ronaldo precise de qualquer emissora para aparecer, ele é um dos maiores fenômenos de audiência não só no Brasil. Então, o que responde esses questionamentos?

Não tenho a resposta, como podem perceber, mas gostaria de levantar isso junto com vocês, caros leitores.

Ontem mesmo - por indicação do sempre colaborador Rafael Horta - recebi um texto do Tostão que trata desse assunto. O craque dos gramados e das letras afirmou com propriedade: "Quando terminou o jogo, Ronaldo não quis falar no gramado. Mas foi só aparecer o repórter da Globo para ele dar entrevista, fora as inúmeras exclusivas que tem concedido à emissora. É a nova estrela global. Muitos jogadores e treinadores famosos fazem o mesmo. Em uma Copa do Mundo, essa preferência atinge níveis absurdos. Esse comportamento dos atletas e treinadores é um desrespeito com outros jornalistas".

Assistimos tudo muito de longe dos fatos, imaginando conspirações e tratados que, muitas vezes, não existem. Mas que soa estranha essa relação, isso não tenho dúvida. Ele poderia, pelo menos, alternar exclusivas com outras emissoras, dando vez a outros canais e mostrando que não é um ator Global.

Eu, como torcedor, tenho muita vontade de ver o Ronaldo brilhando novamente nos gramados. Ele é um atacante diferenciado, dos melhores que já vi jogar. Mas gostaria também, que todo esse fenômeno fosse transportado para fora dos campos, funcionando como um exemplo para jovens jogadores e para as crianças que o admiram. O jogador deveria ter a noção da dimensão que suas atitudes tomam, ele é responsável por formar valores na sociedade e moldar atitudes de jovens. Isso passa também pelo papelão das entrevistas globais. Não custa uma atitude mais democrática, dando espaço aos mais variados meios de comunicação, que na verdade, formam um canal entre a estrela e os receptores ávidos por uma palavra do jogador.

E você, o que acha desse circo que está se armando? Deixe seu comentário.

(Imagem retirada do site: http://i.a.cnn.net/si/2008/writers/tim_vickery/02/19/ronaldo.brazil/p1_ronaldo_0219.jpg)

11 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Eu não gosto de futebol, e não dou a mínima para o Ronaldo.

Mas que ele - como quase todos - preferam a Globo, isso é claro.






http://putoanonimo.blogspot.com

Anônimo disse...

Como não sou fã de futebol e, muito menos, da Globo não havia reparado nisso, mas agora, após a leitura, estou começando a compreender o que quis dizer, realmente faz tempo que não vejo o Ronaldo em outras emissoras, será um contrato? Não sei.
Gostei do texto.

Abraços.

Anônimo disse...

até o cantor Roberto Carlos tem contrato exclusivo com a Globo.... não gosto do Luxemburgo, mas ele saiu do comando da Seleção após não conceder a tal entrevista exclusiva para a Globo depois de um jogo que o Brasil havia perdido.... é óbvio que o Ronaldo atende a Globo com exclusividade em troca de dinheiro, muito dinheiro.... mesmmo ele já tendo muito.... ele não ta nem aí em dar espaço para outras mídias, todos já dão espaço para ele e ele até reclama disso..... até a Madonna quando fez show no Brasil falou com exclusividade à Globo, lógico que recebeu muita grana pra isso.... a Globo consegue tudo o que quer porque paga muito bem.

Tenho um blog sobre esportes, será um prazer receber sua visita e seu comentário:

http://netesporte.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tbm nao gosto de futebol e nem do Ronaldo, sou mais do Cristiano Ronaldo !! :)

www.tutoart.net

Rafael Horta disse...

A minha opinião que nem sempre pode ser dinheiro. Tenho certeza que se Ronaldo abrisse espaço para outras emissoras, perderia espaço na Globo. Esse é o jogo Global.

Enfim, Ronaldo é um exemplo de superação, não só no esporte mas também na vida. Ele mostrou que quando se quer algo, vá atrás que você consegue. Muitas pessoas conseguem coisas surpreendentes e mais importantes que o Ronaldo, mas como ele que é mostrado na mídia, o exemplo dele é válido para todos.

Abração Primo, e conte comigo sempre. Rafael Horta

Isabel Leon disse...

Talvez pelo simples fato da Globo ser a emissora com mais grana e maior alcance lá fora, teoricamente, e aqui dentro do país?
Tudo o que eles colocam na programação vira moda, então agora o "Fenômeno" tá na moda.

Jota Reis disse...

concordo...

Mas entreterimento é entreterimento.

Wellington disse...

A questão é que quem não vê Globo não vê Ronaldo! Eu leio revistas, sites e assisto vários canais menos Globo há mais de dois anos e estou muito bem informado!

Gostei do seu blog!

Abraços e visite o meu tbm! =P

http://br.geocities.com/neowellblog

Anônimo disse...

eu como varios comentaram ai nao me amarro em fuebol o esporte que curto e acompanho é o basquete e nao o do brasil mas o dos eua. mas com relação a pergunta que voce deixou no ar tenho uma resposta...
Uma vez ouvindo os coroas aqui da minha rua covnersando a respeito de futebol e desse lance com a globo um virou e disse: A globo, assim como o Galvão Bueno tem tem algum contrato com alguns jogadores e isso por debaixo dos panos. e um desses jogadores que eles sitaram foi fenômeno. até hj esse comentario nao me saiu da cabeça, nao sei se rola isso mas que muitas vezes parece parece...
e outra a globo é uma mida manipuladora demais entao na minha opnião tudo é possivel.. valew

www.eporaivai.blogger.com.br

Renilson disse...

não sou corinthiano,mas torço por ele. =)

- é,ele só dá entrevistas a Rede blogo.. :S

http://papos-teen.blogspot.com/

Anônimo disse...

realmente, é no mínimo estranha essa história... a Rede Globo tem essa fama de manipular e tal, às vezes a gente vê coisas onde não tem, mas o Ronaldo deve ter levado algo nessa, sei não. talvez a gente nunca vá saber! hehe

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook