Pages

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Feliz doce.

O menino ao lado sorriu e me pediu um trocado. Falei que não tinha e saí apressado. Lá na frente percebi que tinha umas moedas sim, não sei por que havia mentido. Voltei, e perguntei para o pequeno para que ele queria aquele dinheiro. - É para comprar um doce. Estou doido para comer um daquele - e apontou para um senhor que vendia uns cuscuz numa carrocinha. Vi que o menino era sincero demais, merecia aquele meu gesto pequeno, que não alteraria minha situação financeira. Estendi a mão e o presenteei com minhas pratas. Ele contou e viu que era o suficiente. Aumentou o sorriso e agradeceu.

Fiz questão de diminuir meus passos. Queria saborear com aquele menino o doce que devorava. Era impressionante a voracidade dele. Passei do lado e pude ouvir o mastigar inquieto. Ele precisava muito daquilo mesmo. Senti-me aliviado e, ao mesmo tempo, fiquei pensando quantas vezes rejeitei um pedido de um doce, mesmo com o bolso carregado de moedas. A concentração do garoto era inabalável - e contagiante.

Fiquei orgulhoso do meu gesto. Senti como se estivesse fazendo minha parte. Mas fiquei me pergutando: - Não estou alimentando um pequeno cidadão que está se acostumando a ganhar as coisas, sem trabalhar e correr atrás? - Mas é uma criança - briguei comigo mesmo - Deixa ele ter esse prazer.

Deixei o racionalismo de lado. - Mais tarde reflito sobre essas teorias sociais, prefiro ter na memória a imagem do menino - pelo menos naquele momento - feliz.

14 comentários:

Fernando disse...

Interessante, também acho que ele deveria acostumar-se a correr atrás das coisas, porém de um outro lado um gesto simples da gente, faz o dia feliz de uma pessoa.

Anônimo disse...

cnfesso as veze tbm penso dessa maneira...ele era uma criança não deveria trabalhar e sim estudar pra um dia não ter mais q pedir...

Keka Barros disse...

Belo texto, belo gesto. Admito que na maioria das vezes acabo fazendo a mesma coisa, mesmo tempo o bolso cheio de moedas digo que não tenho. Quando fazemos o dia de alguém feliz, acabamos nos fazendo feliz também!

Machado disse...

Nossa! acredito o quanto essa tua atitude foi engrandecedora, entretando é um questão passível de grandes reflexões, não gosto muito de dar esmolas não, quando algo do tipo acontece e eu quero ajudra eu prefiro comprar a coisa e dar para a pessoa, sempre aparece um menino na universidade pedindo moedas para ele comprar um lanche, nunca dou o dinheiro, dou o lanche...mas sua atitude foi realmente louvável.

Unknown disse...

bem, só pq vc deu o doce pra ele, não significa q ele não correu atras...

flws
abçs

Karla Hack dos Santos disse...

Tocou num assunto que tem várias controvórsias por ai..
Mas o que mais me chamou a atenção foi a primeira resposta ... o "não" automático...
Mesmo tendo como ajudar, falamos que não...
Estranho como isto pode ser tão frio... quando deveria ser o contrário.

O terxto foi muito bem escrito!

;D

bjus

Anônimo disse...

Carak... sua descrição do menino comendo o doce me deixou com água na boca.

Anônimo disse...

Muito bonito o texto. Os outros também são demais.

YagoMurakami disse...

é realemte bom quando você vê que ajudou alguem...
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

< Scar Tissue Man > disse...

interessante
legal o blog

Unknown disse...

é interessante, a óptica do texto, você se diverte a principio com o a felicidade do garoto, mas depois se pergunta se não está influenciando uma geração^^, é complexo, mas trata-se apenas de uma criança, como você mesmo disse, e há sempre um ditado certo: Nós queremos pros nossos filhos aquilo que não tivemos, por isso o mundo está como está.

Erich Pontoldio disse...

A realidade é dura e triste ... uma criança que pede esmolas entende como um trabalho, pois é assim q os pais orientam.

Aline Cristina. disse...

Ótimo texto !!!

Beijos !!!

Anônimo disse...

É delicioso quando nos sentimos assim, como uma alegria inexplicavel, por uma atitude tão pequena.
Excelente texto, muito bom ver gente assim no mungo blogueito.

Sucesso!

Line Kitty

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook