Pages

quinta-feira, 6 de março de 2008

E se fosse o Chávez?

Fico imaginando, no meio de toda essa confusão Sulamerica, se se por acaso o presidente venezuelano Hugo Chaves fosse o responsável por ter invadido um território vizinho, como estaria o continente e o mundo nesse momento? Não estou querendo discutir a questão de quem tem razão política ou não nessa queda de braço Colômbia/Equador e Venezuela. Só fico me perguntando: E se fosse o Chávez?

A Colômbia, em meio a disputa com as Farcs, invade o território Equatoriano para realizar operações a seu bel prazer. Os Equatorianos se rebelam e, junto com eles, os Venezuelanos.

Esse é o assunto do mês na América Latina, certo?

Mas minha suposição neste blog é como seria a reação do mundo inteiro se o país de Hugo Chávez fosse o responsável pela desagradável violação?!

Como todos sabem, Chávez - mesmo com todas suas idéias extremistas - é avesso a (má)influencia Norte-Americana nos paises mais pobres, principalmente nos países da América do Sul. Ele deixa claro sua posição, inclusive com frases fortes contra os EUA. Por outro lado, temos a Colômbia de Uribe, apoiada pelo governo dos EUA, que juram ter a melhor das intenções em acabar com as forças revolucionárias colombianas, sem nenhum interesse por trás.

Aí vem essa crise latina e o governo da Colômbia assume que violou o território Equatoriano perante a OEA (Organização dos Estados Americanos); nenhuma punição é anunciada e tudo certo.

Daqui a pouco esse assunto sai da agenda dos meios de comunicação, todos irão esquecer. Mas continuo me perguntando: E se fosse o Chávez?

Não sei o que veríamos de concreto, deixo a resposta para a imaginação de cada um. Mas o panorama seria outro.

De linchamento pra baixo!

0 comentários:

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook