Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O beijo na flor e a comunidade II.

Na quinta-feira, dia 7 de fevereiro, eu escrevi neste blog sobre a relação das escolas de samba - mais especificamente a Beija-Flor - e as comunidades que as cercam. Cheguei a questionar se, de fato, os trabalhos feitos em benefício dessa população eram realizados.

Pois bem, no jornal “O GLOBO” de domingo (10/02/2008), saiu uma matéria mostrando os trabalhos sociais que são realizados em Nilópolis, através da Beija-Flor.

Segundo a matéria do jornal, três fatores são fundamentais para o sucesso da escola - que nos últimos seis anos, ganhou cinco títulos. O primeiro fator seria a participação da comunidade (olha o termo aí novamente!) na agremiação, visto que 80% dos componentes moram na cidade de Nilópolis. O segundo fator seria a visão empresarial dos dirigentes e, por último, a fórmula inovadora de substituir a figura do poderoso carnavalesco por uma comissão de carnaval.

Na matéria ainda destacam que o vínculo entre a população e a escola ocorre ao longo do ano, pois os seguintes projetos sociais são desenvolvidos: Eles mantém uma creche para 300 crianças; além de uma escola que atende a duas mil crianças; mais um centro de formação profissional para jovens (com convênios com o SENAI e SENAC); e um centro esportivo para jovens.

Estou fazendo questão de responder ao meu próprio texto que criticava e levantava a questão do relacionamento e do trabalho que seria executado por cada escola de samba. Fiquei contente em perceber que esse trabalho existe de fato e que, principalmente, visa os jovens de Nilópolis. É um exemplo a ser seguido!

Não sei por que não divulgam esses projetos com mais ênfase. Quem sabe fora do país seríamos vistos com outra visão, não somente aquela de pessoas felizes, mulher bonitas, malandros...?! Acredito que aqui no Brasil todos ficariam muito mais orgulhosos se descobrissem esse outro lado.

Posso concluir, então, que o resultado na Marquês de Sapucaí é o que menos importa, pois a verdadeira vitória acontece diariamente, alimentando e tentando concretizar os sonhos dessas crianças e desses jovens.

0 comentários:

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook