Pages

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Quanto vale cada um?

Eu ouvi na "Rádio Globo" ontem, enquanto tomava banho, que um homem foi preso porque entrou num supermercado transtornado, depois de brigar com a esposa, e roubou uma garrafa de cachaça no valor de R$ 1,50. Na verdade, não sei a notícia jornalisticamente perfeita, pois não tive tempo de me atentar aos detalhes. O que me chamou a atenção foi o fato em si e seu desdobramento.

Esse homem, transloucado pela situação, abriu a garrafa dentro do próprio mercado e deu aquela golada para expulsar a dor do peito. Obviamente, ele foi repreendido pelo pessoal do mercado, que chamaram a polícia para conter tamanho furto!

Pois bem, o rapaz foi levado para a delegacia e, como não tem um advogado de peso, deve ser condenado a uns 7 meses de prisão.

Não quero defender nenhum tipo de delito, nem crime; nada! Mas não é um absurdo do tamanho da dor que ele sentia? Além de tudo, segundo ouvi na “Rádio Globo”, o rapaz não tem ficha suja na polícia!

Antes mesmo do apresentador do programa intervir na notícia, eu já estava me perguntando se nossas leis são justas, se não passamos longe de ser democratas, como gostamos de afirmar?!

Será que nas leis brasileiras ainda há espaço para diferença de classes, para forças ligadas ao poder? Claro que sim!

Aqueles rapazes, moradores da Barra da Tijuca (bairro mais que nobre no Rio de Janeiro) espancaram uma empregada doméstica porque a confundiram com uma prostituta! E o que acontecerá com eles? Alguns ficaram em regime semi-aberto, ou, pior ainda, pagarão com cestas básicas e trabalhos comunitários!

E o ladrão de cachaça de R$1,50? Ficará trancafiado numa cadeia qualquer, de qualquer cidade brasileira, para pagar seu grande crime! Será nosso orgulho nacional. Poderemos gritar com todas as forças para quem quer que seja, de qualquer país:

- Olha como somos duros, como somos sérios, como punimos qualquer tipo de deslize - e assim continuaremos medindo crimes e delitos de acordo com o sobrenome e com o tamanho do bolso de cada um.

0 comentários:

Pessoas pelo mundo que passaram por aqui:

Total de visualizações de página

Facebook